Aula 5

  • Objetivos:

  1. Abordagem dos modelos por camada
  2. Modelo de referência OSI
  3. Modelo de referência TCP/IP
  • Objetivo nº1 

- São esquemas utilizados para especificar e estrutura das redes de computadores;
- Cada camada é responsável por uma “parte” da comunicação entre computadores;
- Cada camada possui o seu PDU (Primary Data Unit – Unidade primária de dados), que é a forma da informação máxima que pode ser manipulada por aquela camada (exemplo: pacotes)

  • Objetivo nº2

Modelo de referência OSI- Para facilitar o processo de padronização e obter interconectividade entre máquinas de diferentes fabricantes, a Organização Internacional de Normatização (ISO - International Standards Organization) aprovou, no início dos anos 80, um modelo de referência para permitir a comunicação entre máquinas heterogêneas, denominado OSI (Open Systems Interconnection). Esse modelo serve de base para qualquer tipo de rede, seja de curta, média ou longa distância.

  • Objetivo nº3

Modelo de referência TCP/IP- No início dos anos 60, uma associação entre o DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), um grupo de universidades e algumas instituições, criaram o "ARPANET Network Working Group". Em 1969, a rede ARPANET entrou em operação, consistindo inicialmente de quatro nós e utilizando comutação de pacotes para efetuar a comunicação.

Em 1974, um estudo feito por Vinton Cert e Robert Kahn, propôs um grupo de protocolos centrais para satisfazer as seguintes necessidades:

  • Permitir o roteamento entre redes diferentes (chamadas subnets ou subredes)
  • Independência da tecnologia de redes utilizada para poder conectar as subredes
  • Independência do hardware;
  • Possibilidade de resolver de falhas.

Originalmente, esses protocolos foram chamados de NCP (Network Control Program), mas, em 1978, passaram a ser chamados de TCP/IP. Em 1980, o DARPA começou a implementar o TCP/IP na ARPANET, dando origem à Internet. Em 1983, o DARPA finalizou a conversão de todos seus computadores e exigiu a implementação do TCP/IP em todos os computadores que quisessem se conectar à ARPANET. Assim, o TCP/IP ficou sendo utilizado como o padrão para interconectar sistemas de diferentes fabricantes, não apenas na Internet, mas em diversos ramos de negócios que requerem tal forma de comunicação.