Aula 2

  • Objetivos

  1. Classificação de redes de computadores (tipologias).
  2. Identificar os meios físicos nas redes de computadores.
  • Objetivo nº1

  1. Barramento- Todo o tráfego circula no mesmo cabo para comunicar e é utilizado em pequenas dimensões (LAN). O equipamento utilizado nesta tipologia é o cabo coaxial mas como todas as tipologias existem vantagens e desvantagens. Esta tipologia é fácil de instalar mas contudo a sua fiabilidade não é favorável tal como a sua velocidade.
     
  2. Estrela- A tipologia estrela é caracterizada por um elemento central que gere o fluxo de dados da rede, estando directamente conectado ponto-a-ponto. É utilizada em pequenas dimensões e o seu equipamento designa-se par trançado. O seu custo torna-se maior porque terá de se colocar um switch mas com esse equipamento será mais fácil de se adicionar um computador e é mais fiável que o barramento e a sua velocidade é superior.
     
  3. Árvore-  A tipologia em árvore é basicamente uma série de barras interconectadas. É equivalente a várias redes estrelas interligadas entre si através dos seus nós centrais. É utilizada em metrópoles ou em áreas de pequenas dimensões (MAN/LAN). Utiliza hubs e repetidores e em caso de falha de rede é fácil de reparar, isola também o equipamento avariado a não impede o funcionamento de outros computadores, mas no entanto, exige uma complexidade de manutenção e possui mais material, ou seja, o seu custo também é superior.
     
  4. Malha- Todos os nós estão atados a todos os outros nós, como se estivessem entrelaçados. Já que são vários os caminhos possíveis por onde a informação pode fluir da origem até o destino. É utilizada em metrópoles (MAN) e é possível utilizar todo o tipo de equipamento (cabo coaxial, par trançado). Esta tipologia tem como vantagem procurar o caminho alternativo para a entrega do pacote de dados mas também necessita de uma complexidade de rede e o preço de interligação de nós também é elevado (routers).
     
  5. Anel- A tipologia de rede em anel consiste em estações conectadas através de um circuito fechado, em série. É utilizada em pequenas, médias e grandes dimensões (LAN/MAN/WAN) e o seu equipamento depende do tamanho da rede. A vantagem desta tipologia é que os dados circulam de cada vez prevenindo assim a colisão mas a sua fiabilidade é baixa.
  • Objetivo nº2

Switch- É um equipamento de rede utilizado para ligar computadores (tantos quanto o número de portas disponíveis). Este equipamento serve também para interligar segmentos da camada 2 do modelo OSI. 

Repetidor Multiporta- É um equipamento de rede utilizado para interligar vários computadores. A sua diferença significativa face ao switch encontra-se no seu interior, já que possui um barramento onde todas as portas estão interligadas (logo partilhado) o que não acontece com o switch. Este equipamento interliga segmentos da camada 1 do modelo OSI.

Bridges- Equipamento para interligar segmentos da camada 2 do modelo OSI. Muito semelhantes aos switchs, este equipamento geralmente apresenta uma porta de entrada e uma porta de saída.